#dicaLinux: Instalação CmapTools no LE 3.0, LE 4 e no Ubuntu

Baixe o instalador do programa aqui (Caso o sistema for 64bits baixe aqui)

CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais.  O processo para instalação é bastante simples, não tendo muitas diferenças entre cada sistema.

A unica diferença é a pasta onde ficará salvo o instalador após o download do arquivo(Desktop no Educacional 3, Download no Educacional 4 e Downloads no Ubuntu). Após feito o Download abra o terminal

APLICATIVOS>ACESSÓRIOS>TERMINAL
INICIAR>FERRAMENTAS DE SISTEMA>TERMINAL (KONSOLE)
LE> TERMINAL

No terminal execute os comandos:

cd Pasta/
chmod +x LinuxCmapTools_v5.05.01_11-01-12.bin
./LinuxCmapTools_v5.05.01_11-01-12.bin
Onde Pasta será o local onde o arquivo foi salvo (Desktop no Educacional 3, Download no Educacional 4 e Downloads no Ubunto)

Será exibido o instalador do programa, apenas avance como qualquer instalação de programa, não é necessário estar como root no terminal.

Captura de tela de 2012-11-30 10:31:27

Captura de tela de 2012-11-30 10:32:15

Captura de tela de 2012-11-30 10:32:51

Captura de tela de 2012-11-30 10:33:11

Captura de tela de 2012-11-30 10:33:35

Selecione Other e clique em CHOOSE, e na próxima tela que aparecer selecione Desktop ou Área de Trabalho para ser criado o atalho na área de trabalho:

Captura de tela de 2012-11-30 10:33:51

Continue avançando e espere a instalação terminar  (Quando aparecer o botão DONE)

Abra o programa pelo CmapTools na Área de Trabalho, preencha as informações que o programa pede e pronto!

Observações

No Educacional 4, não se tem uma Área de Trabalho como em outros sistemas, ela não exibe os arquivos do Desktop. Por isso para abrir o programa deve-se ir pelo navegador de arquivos e abrir o CmapTools nela.

Caso no Ubuntu, não abra a segunda tela do CmapTools direito, execute os comandos a seguir no terminal e reinicie o computador:

su
<digite a senha de root>
echo export AWT_TOOLKIT=”MToolkit” >> /etc/environment

5 comentários sobre “#dicaLinux: Instalação CmapTools no LE 3.0, LE 4 e no Ubuntu

  1. Olá, eu segui todas as instruções e depois de mais de um mês tentando eu pelo menos vi o instalador do CMap funcionar. Um atalho foi criado na minha área de trabalho, mas ele abre com um programa chamado PyPar2, que eu nem sabia que existia, pois sou novo no Ubuntu. Depois disso não consegui mais avançar. Estou até pensando em desistir do CMap, pois venho tentando instalá-lo há mais de um mês sem sucesso. Consegui um “equivalente” nesse meio tempo, mas é muito inferior: “Labyrinth Mind-mapping”. Se puderem me dar alguma sugestão, ficarei muito grato.

      • Eu estou usando o Ubuntu 14. Eu tentei instalar a versão LinuxCmapTools_v4.18_06-09-08 e ocorreu o que eu descrevi acima. Quando tentei instalar a versão mais recente do Cmap (LinuxCmapTools_v5.06_05-06-14.bin) no meu Ubuntu, apareceram os seguintes avisos no meu terminal:

        Installer User Interface Mode Not Supported

        The installer cannot run in this UI mode. To specify the interface mode, use the -i command-line option, followed by the UI mode identifier. The valid UI modes identifiers are GUI, Console, and Silent.

Deixe um comentário

