Contas de Usuários nas Escolas: Como entender e usar…

Uma das dúvidas mais frequentes nas escolas que já possuem o Servidor instalado.
Dentre as várias funcionalidades do Servidor estão: Controle de acesso, bloqueio de sites, limite de banda … , uma que se destaca são as propriedades de Domínio que entre outras coisas possibilita a utilização de um único usuários em várias maquinas, é claro estando no mesmo domínio.

DOMÍNIO

Estando a máquina no domínio, cada funcionário da escola, do pessoal da direção, núcleo gestor, secretaria, professores…; terão um usuário e uma senha para conectar ao servidor proxy ou mesmo no próprio computador. Por exemplo, antes do servidor o computador possuía certos usuários já criados no micro para uso dos funcionários, por exemplo, nos computadores da secretaria havia o usuário “secretaria”, na coordenação o usuário “coordenação” (Não necessariamente o mesmo nome do setor).

Agora para logar na máquina você poderá utilizar o usuário do computador para o setor (por exemplo “coordenação”),  onde os arquivos e configurações serão visíveis a qualquer um que utilizar este usuário (É o comum, já que na maioria das vezes são várias pessoas que utilização o computador, o funcionário da manhã trabalha em um documento de texto que o da tarde , ou noite irá terminar), mas caso se exija alguma particularidade com o conteúdo do arquivo é mais interessante utilizar seu usuário e senha para logar no computador, criando assim seu próprio ambiente de trabalho podendo personalizá-lo e tudo!

PROXY

O mesmo usuário próprio utilizado para logar na maquina será o utilizado para se autenticar junto ao servidor proxy, colocando o usuário e a senha após abrir o navegador (Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, etc.) lembrando, é claro, de configurá-los antes para utilizar as configurações de proxy (Leia o post Dica: Setando o Proxy nos navegadores…)

EXEMPLOS

Abaixo algumas imagens da utilização de um usuário para logar na máquina e para autenticar-se no proxy.

No exemplo a seguir, entrarei com o usuário “robson.william” em uma máquina qualquer. Como só o usuário local (administrador) aparece na lista de usuários irei na opção: Outro… e em seguida digitarei o meu usuário e a seguir a senha do mesmo:

Inicio do Sistema - Tela de Login.
Inserindo o usuário robson.william. outros>robson.william
Após clicar em Iniciar sessão, inserir a senha

Feito isso, estarei logado no computador com o meu usuário e senha particular! Com o meu ambiente de trabalho onde “apenas” eu terei acesso (A não ser que deixe o usuário logado, ou forneça o usuário e senha a alguém – Não é recomendado fazer isso! )

Ambiente de trabalho do meu usuário
Ao abrir o navegador é pedido o usuário e senha.
Inserindo minhas credenciais

OBS

Por questão de segurança, não forneça sua senha de usuário para outras pessoas! Não deixe seu usuário próprio logado na máquina e saia da escola no final de expediente, por exemplo, pois se por um acaso alguém chega no computador e realiza alguma ação que infrinja as políticas de segurança do servidor, o responsável será o usuário que está utilizando o sistema/internet no momento.

Toda vez que você inserir seu usuário e senha para se autenticar no proxy quando abrir o navegador, ele irá pedir um usuário e senha; Porém somente na primeira vez ao abrir o navegador, por exemplo, ao abrir o Mozilla Firefox ele pedirá o usuário e senha, ao fechar o navegador ele removerá este usuário salvo e assim quando abrir novamente o navegador ele pedirá outra vez um usuário e senha (Extremamente importante quando se está em um usuário geral a “todos”, como o secretaria pro pessoal da secretaria). Caso esteja no seu usuário próprio logado, pode salvar a senha no navegador (Clicando em Memorizar), caso não, nunca salve!

Salvar (Memorizar), Não agora e Nunca salvar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s