Tutorial: Instalação Linux Educacional 3.0

Trecho adaptado do portal do software Publico:

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo, de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução. A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, no repositório Debian mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

Como é dito no portal do Software Público, o Linux Educacional é uma parceria entre o Proinfo e o MEC, e apesar das suas limitações é um sistema muito bom e prevalece nos laboratórios educacionais.

Neste tutorial será mostrado os passos para uma instalação simples do Linux Educacional 3.0 em um computador. Este tutorial parte pelo pressuposto que o CD de instalação do Linux Educacional 3.0, esteja no drive de CD/DVD e que a maquina não esteja com defeitos de hardware.

Ao colocar o cd de instalação do LE 3.0 o computador automaticamente irá iniciar pelo cd (normalmente) e você se deparará com a seguinte tela:

Menu de instalação do Sistema Operacional

     

  1. Neste menu de instalação, iremos explicar as opções visualizadas pela ordem:
    “Testar o Linux (…)” — Iniciar pelo LE sem fazer alterações no disco rígido da maquina, você estará utilizando o LE a partir do CD, muito útil caso queira experimentar as funcionalidades do sistema;
    “Instalar o LE 3.0” — Iniciar a instalação do LE no computador;
    “Checar o CD (…)” — Checar por defeitos no CD de instalação do Linux Educacional 3.0;
    “Testar Memória” — Realizar testes na memória RAM do computador (útil para verificar se o computador está com a memória danificada);
    “Boot pelo 1° disco” — Iniciar pelo HD, dispensando a instalação.
  2.  

  3. Como iremos instalar o LE no micro, iremos escolher a segunda opção do menu (Instalar o LE 3.0) para prosseguir com as etapas de instalação do sistema.

    Apos escolher a opção de instalação
  4.  

  5. Neste momento, será pedido informações sobre a sua língua padrão. Como o LE é brasileiro só há instalação em inglês e em português.

    Selecionar idioma
  6.  

  7. Clique em avançar apos selecionar “Português do Brasil”, onde será perguntado pela sua localidade. Apenas clique na cidade correspondente no mapa, no caso Fortaleza, e abaixo do mapa a caixa de seleção mostrará a sua seleção, após escolher a localidade clique em avançar novamente.

    Selecionando a localidade
  8.  

  9. O próximo passo, são informações sobre o teclado do computador que por padrão já vem configurado para Brasil, se você tiver escolhido “português” no inicio da instalação.

    disposição do teclado
  10.  

  11. As opções a seguir são referentes ao particionamento do disco, ou seja, a forma que o disco será “organizado”. Como estamos em uma instalação simples do sistema, deixe marcada a opção “Assitido – usar disco inteiro” para que as partições sejam criadas automaticamente e clique em avançar.

    Particionamento assistido
  12.  

  13. As opções a seguir são referentes a apresentação do sistema, nome de usuário, senha, nome do computador… Apenas coloque aluno em “Qual o seu nome?” e em senha coloque aluno e repita a senha alunono outro campo. Na opção “Qual o nome deste computador?”, como sugestão você pode colocar a numeração da sequência do computador, se a instalação for no laboratório, ex: Micro2.

    Configurações de usuário
  14.  

  15. Agora a instalação já está quase pronta! Nessa etapa é mostrada as configurações da instalação, basta apenas ir em “Instalar” para a instalação iniciar!
  16.  

  17. Agora é só esperar a instalação ser finalizada!
    Instalando o sistema

     

    Fim da instalação

     

    Finalizada a instalação remova o CD e pressione ENTER
  18.  

  19. Agora você coloca a senha que foi configurada, no caso “aluno”e tecla “ENTER”.

    Sistema Instalado!

“Agora você pode testar, usar e trabalhar no seu LE 3.0”

Anúncios

2 comentários sobre “Tutorial: Instalação Linux Educacional 3.0

  1. Seria interessante ter o usuário professor ou LEI e só depois de instalar o sistema, criar o usuário aluno. Isso ajuda quando o usuário dá problema.
    Como o aluno usará o usuário “aluno”, se este der problema, é só remover o usuário e criá-lo novamente, evitando a reinstalação do sistema.

    • É uma boa idéia, é claro colocando uma senha que ambos os professores do LEI tenham acesso, para caso seja necessário uma visita nossa, o professor que está acompanhando possa nos fornecer a senha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s