Evite dor de cabeça, faça backup!

Fazer Backup de seu computador, ou seja, guardar em local seguro os seus principais arquivos, é uma tarefa que deve ser feita constantemente. Mas sempre que se fala em backup as pessoas acabam deixando pra depois.

BACKUP é uma cópia de segurança de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, afim de que possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais, dados corrompidos ou dispositivo queimado ou danificado.

Para não termos dor de cabeça futura, ou chegar alguém pra lhe dizer: Eu te avisei…! Veremos abaixo dicas para preservar nossos dados importantes…

1. Copie seus arquivos importantes que se encontram no computador, para uma mídia externa, ex: CD, DVD, pendrive, HD externo, ou deixe cópias no servidor e e-mail…

2. Tenha sempre seus arquivos importantes com mais de um cópia;

3. Nunca deixe o backup para amanhã, se você pode fazer o backup hoje.

Onde guardar seu backup?
Há diversas opções de armazenamento para os dados do backup, e tudo vai depender do volume de dados, do quanto se tem para gastar e frequência de utilização da solução.

CD/DVD

Esta é, sem dúvida, a solução mais barata já que é provável que o computador tenha pelo menos um gravador de CDs ou DVDs (este tem maior capacidade de armazenamento). O problema é que, se o volume de dados for muito grande, você vai precisar de uma grande quantidade de mídias e muito tempo para fazer o backup e recuperá-lo depois.

Dispositivos flash USB

Cada vez mais populares, os pendrives têm preço acessível e oferecem diversas capacidades de armazenamento. Modelos de pendrive a partir de 4 GB de espaço podem dar conta do recado, mas modelos com capacidades maiores – 16 GB ou  32 GB já estão à venda e vêm se popularizando, mesmo no Brasil.

As vantagens de se usar um flash drive podem ser muitas: têm bom preço; são portáteis; alguns trazem software de proteção dos dados por criptografia e senha; outros incluem utilitário de sincronização de arquivos (o SanDisk Cruzer Titanium Plus, por exemplo, permite que você sincronize o drive com armazenamento baseado em web). Mas também tem desvantagens: justamente pelo tamanho reduzido, elas podem ser perdidos facilmente ou até quebrados. Pense nisso.

HD externo

Se você tem um dinheirinho guardado, pode comprar um disco novo e montar um hd externo. A única ressalva que fazemos é a de optar por um dispositivo que tenha conexão USB em vez de FireWire. Além de mais rápida na transferência de dados, a primeira é também muito mais comum e, logo, é mais provável que seja compatível com outros computadores. Mas mesmo sem este tipo de conexão, ainda é possível fazer backup de um PC sem porta USB.

Online

Backup online faz sentido em algumas situações, mas não em outras. Alguns serviços baseados em web, como o Webroot Secure Backup, oferecem redundância de espaço, de forma que seus dados ficam protegidos contra desastres naturais imprevistos (como enchentes, terremotos ou incêndio). Você pode também colocar arquivos importantes no seu e-mail, pois assim vai poder tê-los aonde você tiver acesso a internet.

Mas backup online pode não ser apropriado se seus dados medem algo da ordem dos gigabytes, ou mesmo terabytes.

Enfim, faça sempre backup para evitar a perca de arquivos importantes, pois sempre estamos sujeitos a um dia perdê-los.

“Existem dois tipos de pessoas no mundo da informática,

as que já perderam o HD e as que vão perder um dia.”

Anúncios

2 comentários sobre “Evite dor de cabeça, faça backup!

  1. É muito bom saber que temos um ótimo suporte técnico. Dicas boas e linguagem clara facilitam o passo a passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s